domingo, junho 22, 2008

INSIDE ( THE NIGHT )


Descobri que a relação mulher/árvore ou mulher/poste pode ser bem mais estreita do que desconfia nosso vão raciocínio.
Estava eu em casa, sossegadamente assistindo alguma merda na TV, consumindo uma garrafa de vodka e outras coisas que mulheres sozinhas em casa numa sexta-feira a noite consomem, quando minha amiga Janis Joplin me chamou pruma balada. ACDC cover!Vão bora!
Deixe-me fazer aqui um pequeno adendo prá quem pode tar estranhando o nome da minha amiga.Acontece que, lá nos idos dos 60, enquanto a mãe dela paria um robusto rebento,ou mais especificamente rebenta, o pai dela passava 3 dias no festival de Woodstock. Voltando ao Brasil, com a cabeça cheia de idéias drogadas e contraculturais, o escrivão perguntou:- qual vai ser o nome da criança?no que ele prontamente respondeu - Janis Joplin de Oliveira! taí...
O som tava de primeira. Minha cabeça já tinha saído da esfera terrestre e viajava a horas talvez dias, banhada 100% em vodka e embalada em música de qualidade...Falta mais alguma coisa??
Precisei fazer uma aterrisagem fugaz e forçada, quando percebi uma encoxada por trás e uma fungada no pescoço. Olhei prá trás e tudo o que vi foi um boné imenso. Depois percebi, no auge da minha doidera, que havia alguém embaixo do boné.Aí que pensei:-ou essa pessoa é um artista famoso e não quer ser reconhecido, ou ele comprou um boné bem maior que a cabeça...Tirei o boné e dali prá frente num prestou mais. Aí não faltava mais nada mesmo...Quem olhava de fora,aqueles dois seres, devia ter a sensação que um ia engolir o outro e o outro o um, e não sobrar nada...
A alquimia do coquetel; droga, vodka, beijo e rock, parecia que tinha vida própria, e quando a gente já tava quase acasalando ali mesmo, o meu amigo ( o do boné), ou se preferirem ( o da fungada) teve uma brilhante idéia - Vamos terminar esse ciclo lá fora ? Bora!
O ciclo a que ele se referia era o ciclo do amor, caracterizado pelas seguintes fases: paquerar, conquistar, beijar, acasalar ... e a última fase, graças ao bom senhor, facultativa, procriar...pode haver algum tipo de variante ,mais incomum, como no meu caso aqui em questão:fungar, encoxar, beijar e acasalar. Mas tudo acaba em sexo memo....
Lá fora não havia muita opção de local, além da velha e boa árvore, amiga de todas as horas... Agora, o que aconteceu depois disso, é algo assim, inenarrável...Quando abracei aquela árvore gigante, enorme, acolhedora,e ela me abraçou de volta , foi amor a primeira vista, comecei a beijá-la sem parar...Foi aí e somente aí, depois de tantos anos , que consegui compreender o personagem Zezé, de "Meu pé de laranja lima".Porra! eu sempre desconfiei que aquele muleque cheirava alguma coisa... Quem , completamente são, fala com árvores, abraça, beija, e o pior, é correspondido...
me lembro que naquela época, o Zezé, era uma espécie assim, de Jack( do Titanic), por cujas aflições e tristezas todas as meninas do colégio choravam...
A propósito, vocês sabem porque que a laranja tinha que ser lima? puro recurso poético... vocês já imaginaram se o livro se chamasse " Meu pé de laranja"... tá , e daí? não parece que tá faltando alguma coisa?... a palavra lima, faz toda a diferença... essas sutilezas, somente os escritores e poetas sensíveis podem proporcionar,elas às vezes passam despercebidas aos nossos desavisados olhos nus, e é aí que eles se diferenciam dos outros mortais...
Mas o que passa agora, é que tou apaixonada pela árvore...não consigo tirar da cabeça.... aquela copa frondosa, aqueles galhos fortes, aquela raiz saindo prá fora da calçada....ui...só que voltei lá e ela não me deu muita pála não...
agora, me falaram... que nada como uma nova paixão prá esquecer outra.... sei lá... quem sabe conheço um poste saradão por aí...

7 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Que viagem!!

Rê Bordosa disse...

quanta bobagem prum texto só! mas mesmo assim vou mandar um beijo prá mim mesma pq me amo!

Anônimo disse...

Que ótimo você própria se criticando!!
É muita bobagem sim, mas pelo menos são bobagens que saem do lugar-comum. Pior as bobagens de florzinhas que a gente lê aqui.

gota d'água

Anônimo disse...

gota d'água,
o que pode ser bobagem prá vc, pode não ser pro outro e vice-versa. Eu gostaria de saber se vc escreve. gota d'àgua é um bom nome. Gostaria de saber qual o seu limite. Qual seria a gota que falta prá vc transbordar.
A auto-crítica realmente é uma bênção!
Rê Barbosa, continuo gostando dos textos. Beijos!

Anônimo disse...

Não, não escrevo... só tenho idéias e opiniões...
quanto a transbordar, acho que não...acho que meu pseudônimo seria referente a me sentir pequena diante da imensidão do mundo...
gota d'água

Leila Diniz disse...

Gota d'água, nosso blog é democrático e criado para expressarmos nossos devaneios, bobagens e afins. Florzísticos ou não, são parte das coisas que queremos dizer aqui, coisas que fazem parte de nós, das nossas vidas e maluquices individuais.

E Rê, o texto está muito doido hahaha e divertido.

Rê Bordosa disse...

ô gota dagua, de onde vc caiu? do orvalho da madrugada ou da temestade de verão? dexa as mina ser florzinha o qto quiser..qual q é a tua hein?