terça-feira, maio 27, 2008

Que há de errado com nossas heroínas?


Na real, foi muito bem sacado, nos lembrarmos de como os contos de fadas nos idiotiza a séculos através de nossos arquétipos...mas gostaria de aqui também fazer uma alusão a algo bem mais sutil porém talvez não menos nocivo: os livros de séculos passados, ou estórias onde as mulheres que tentam tirar suas manguinhas de fora, se fodem de verde e amarelo....
Claro que estes romances foram escritos por homens ; que nunca deixaram nossas heroínas saírem ilesas de um romance.
Imaginem o prazer quase sexual de Tolstói, ao por exemplo, jogar a coitada da Anna Karenina debaixo de um trem , suicidando-se arrependida de sua aventura extra- conjugal.A primeira vez que li esse livro, ainda adolescente, amava o autor até o penúltimo capítulo, pois teve a sensibilidade de conseguir penetrar na angústia do vazio da alma feminina ,de tal forma que até pode-se por assim dizer, que o cara era o Chico Buarque da época... e aí ele me caga no final?????
E a pobre da Madame Bovary então? Nosso amigo Flaubert, foi tão sensível e impetuoso, ao escrever sobre os desejos do coração de uma mulher e seus adultérios, que causou escândalo e sofreu processo em sua época, mas provavelmente foi absolvido porque teve a sorte de ter acabado com a raça da personagem no final do livro.
E nossa querida amiga Blanche Dubois, de Um bonde chamado desejo? Existiu cara mais cruel que Tennesse Williams? Que fim vocês esperariam, que um macho daria, para um mulher que diz a frase mais linda, ousada e arrepiante da história: "Voulez-vous coucher avec moi ce soir?"
Tudo isso pra não falar da finada e idolatrada Rê Bordosa.Hoje em dia, ela é até chamada de morta-viva, a coitada. Angeli não deu conta da grandeza da personagem feminina que criou, e deve ter sentido que criatura superou criador, e o pior: ERA MULHER!!!!!! Ué,fácil, então é só matar a infeliz...E foi o que ele fez... Vocês imaginam o que é isso?Porra, ela era nossa heroína favorita!! Alguém imaginaria o fodão do Super-homem sendo morto por seu criador? E o Batman não existindo mais...pelo contrário: Batman lives forever, lives and rules... E porque matou? Matou porque? Que macho agüentaria o tranco de uma personagem que fuma, cheira, e bebe toda sorte de merda, e acorda sem saber o que fez e pra quem deu na noite anterior, e ainda vira a porraloca mais famosa e querida do país. O próprio Angeli declarou: “você fugiu da minha prancheta. Você começou a pular de um quadrinho para outro, antes que eu raciocinasse. Você começou a enxergar, Rê Bordosa.” O que fazer com uma mulher dessa?????
Tem até um texto: Rê Bordosa, uma personagem sem autor...ele criou consciência que ela tinha vida própria....
Bom, poderia citar tantas, mas não quero que o texto fique longo demais e ninguém leia...
Vamos lembrar aqui a morte do autor Roberto Freire , essa semana, esse sim nunca avacalhou as mulheres... ao contrário, pra ele tudo era uma humanidade só....

Um comentário:

pequena sereia disse...

Bem-vinda dona Rê! Chegou chegando! hahaha