domingo, setembro 17, 2006

Emprego II


Fiz alguns concursos. Passei em dois. Não quero nenhum deles. Fiz uma prova e fui chamada para uma dinâmica de grupos pra selecionar trainees para uma empresa. Ok. Eu vou. Amanhã? Em São Paulo? Está bem.

Corri para a rodoviária, comprei passagem e embarquei pra Sampa. Cheguei lá no dia seguinte, morrendo de sono, com a cara amassada de quem dormiu muito mal no ônibus. Fui para a casa da mamãe...

A mamãe achou que eu não tinha nem roupa nem unha nem cabelos decentes o suficiente para participar daquele negócio. Corremos então pro shopping pra comprar uma roupa decente. Compramos. Corremos então pro salão de beleza pra comprarmos unhas e cabelos decentes. Compramos. Corremos então para a dinâmica, para ver se eu ganhava um emprego decente...

Coisas que as pessoas deveriam saber antes de ir a uma dinâmica de grupos: em primeiro lugar, o que é uma dinâmica de grupos.

É uma reuniãozinha de cinco horas, com pessoas que nunca se viram (mas já se odeiam a princípio, pois estão disputando a mesma vaga), onde uma psicóloga manda você fazer apresentações sobre si mesmo e sobre assuntos sobre os quais você não entende (como, por exemplo, pedir que você monte uma empresa em meia hora, definindo desde o quadro de funcionários até o retorno de lucros para os próximos três anos. Eu sou uma bióloga! Só sei montar empresas de consultoria ambiental! E não sei se elas vão dar certo!) junto com as pessoas que você não conhece e que só querem ver a sua morte. Além de tudo, a maldita psicóloga fica anotando coisas sobre você e seus colegas de grupo. E você nunca vai saber que coisas são essas... ela pode estar escrevendo o cardápio da janta, fazendo comentários sobre o seu cabelo (já que a cabeleireira da mamãe arrumou-os como se você fosse a um casamento ou a um concurso de “cabelo mais exótico”), ou um recado para o amante encontra-la no motel às 21:40.

Outra coisa para saber: existe um “uniforme” para entrevistas de emprego. Calça preta reta, camisa branca e sapato fechado não muito alto. Diferente de saia branca esvoaçante, blusa preta bonita e sandália preta de salto plataforma, que é como eu fui vestida. Além disso, batom discreto e cabelo normal. Diferentemente de maquiagem e cabelo de festa. Eu nunca vou conseguir aquele emprego...

Importante: as pessoas que estarão lá são loucas. Elas já passaram por 2000 dinâmicas como aquela o que deve deixar qualquer um fora de seu estado normal (acho que a minha tese de mestrado vai ser em psicologia: “como criar sociopatas em 22 dinâmicas de grupo para empregos”). E odeiam seus concorrentes. E farão de tudo para aparecer. Nada do que eles fizerem vai ser para o seu bem. Eles não vão te deixar falar. Se eles deixarem, isso só vai demonstrar que eles mandam, você obedece. Eles vão falar muito e alto, para tentar levar a conversa e parecer, ao máximo, líderes, confiantes e criativos. Isso porque, na verdade, eles são bobos, inseguros e travados. Tudo isso faz parte do teatro. E eu digo isso pra que vocês não se sintam uns merdas, como eu cheguei a me sentir na hora, pois só consegui sacar tudo isso depois de todo esse estresse. Na verdade, todos que estão lá são uns merdas, tão inseguros e ansiosos quanto você. O bom é que você saiba disso antes de ir pra lá.

No fim de tudo, a psicóloga ainda teve a coragem de aplicar uma prova de lógica e inglês, como se, depois de toda essa pressão, você ainda se lembrasse do significado de “the book is on the table” ou como se calcula juros... acho que seria melhor se eles substituíssem os próximos trainees por programas de computador que calculassem juros, em inglês e soubessem como gerir uma empresa... quero ver se daria certo.

2 comentários:

Stephan Seymour disse...

Com certeza voce foi na DREVES! Acertei? Ja passei por isso e realmente e a pior coisa do mundo. Acho que nao deveria dizer passei, ja que me reprovaram! Acabaram reprovando uma outra garota tambem que acabou namorando comigo, mas essa e outra historia... BOA SORTE

Pandora disse...

olha só! pior q foi na Dreves mesmo! hahahaha! Pelo menos vc saiu no lucro! E eu? q nem namorado arranjei?
heheheheh