sábado, setembro 16, 2006

Respondendo o texto e comentários do "Papo de Mulheres"

Bom, lendo o último texto da Leila Diniz e os comentários, me revoltei: eu tenho um protesto pra fazer! EU TAMBÉM FALO DE MULHER! E JÁ ESCREVI SOBRE MULHER NO BLOG VÁRIAS VEZES! Hahahah! Ok, meu protesto não é só esse...

Eu acho que o nosso problema maior não é só falar de homens... o que a gente nunca pára de falar é de amores, paixonites, sexo, relacionamentos, essas coisas bobinhas de novelas. Aliás, acho que o nosso problema é esse: cultura feminina novelística. Mesmo que a gente não assista, mulher adora falar do que falam as novelas: relacionamentos humanos. Por mais idiotas, babacas e chatos que sejam.

E muita gente está reclamando ultimamente porque, no nosso blog, homens têm sido o tema central. Mas também... bom, eu não sei se vocês perceberam, mas o tema do blog é esse, porra! O título do blog é esse! Nós vamos falar do que aqui? Mercado financeiro? Que saco. É uma porra de um blog pra se discutir o universo feminino e suas diversas relações com a sociedade (principalmente com os bobos – que dão nome ao título). Não vejo porque reclamar tanto de se escrever e se falar sobre homens.

Aliás, ainda acho que estamos avaliando por poucas conversas e textos: eu já escrevi textos sobre menstruação, sobre maternidade, sobre bebedeiras, sobre mulheres, sobre amizade. Algumas colegas já escreveram vários textos sobre maturidade, sobre mudanças, sobre nossos desejos para com o mundo.

E, quando sento num boteco pra tomar uma e relaxar, eu falo de homens. Mas também de cinema, estudos (quem não lembra dos papos acirrados sobre epistemologia, educação e o futuro do mundo?), música, política, nossas angústias enquanto professoras, mães, pesquisadoras, seres humanos enfim.

Eu não acho que nossas vidas giram em torno dos machos. Mas acho que eles fazem parte delas. E, por isso, fazem parte, também, do universo feminino que todas vêm contribuindo pra retratar e discutir aqui.

Eu esperava mesmo que o blog fosse um espaço pra isso: colocar pra fora nossos medos, nossas vontades, nossas ansiedades e desejos. E, a melhor parte, é que, alguns desses inspiram textos e outros não. Assim, temos as diferentes épocas de cada autora registradas, como um diário – refletindo o que mais afetava e inspirava os pensamentos de cada uma em um determinado momento.

Às vezes, quando eu releio o blog todo – e eu releio mesmo – o que eu vejo lá não são reclamações sobre homens, ou, o nosso mundo girando ao redor deles... eu vejo um pouco da história de cada mulher, de cada amiga que faz parte da minha vida. E eu acho show de bola.Assim também acontece com os nossos papos de botecos. A diferença é que, desses, a gente lembra pouca coisa no dia seguinte... huahuahuahuhau

7 comentários:

Medusa disse...

Não gosta do título pq? Vai te foder...hehehehhehehe Queres mudar para que título? hehehehhehe Mulheres que lambem o saco dos bobos? Pode ser? Ou Mulheres que só falam dos bobos? Ou Mulheres bobas que amam os bobos... n sei, ou quem sabe algo mais florzinha? Aliás, acho que vc deveria ler o livro Mulheres que correm com os lobos, pra vc entender de onde foi tirada a idéia. Quem leu o livro sabe do que estamos falando, eles incluem principalmente os vários arquétipos femininos os quais falamos aqui também de diferentes maneiras. E para de reclamar caralho e vai la juntar o coco na sala? hehehehhehehehehehe

Medusa disse...

Ah, tb não fiz a leitura que a Scarlett fez, se resumissimos o assunto da nossa nobre colega que o vento levou num único assunto durante uns meses em que ela foi abduzida por um cara aqui de outra galáxia com certeza chegaríamos a palavra HOMEM.... e bom, tb não vejo mal nisso, de falarmos sobre isso, embora, com certeza outros assuntos tenham aparecido por aqui. Até de merda de cça já estamos falando. Caralho! Viu como somos ecléticas? Aliás, falar em merda é legal, principalmente pq a gente faz muita MERDA tb... e, não é na sala n, a gente faz MERDA em tudo qto é lugar, principalmente quando pira o cabeçote.

Leila Diniz disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Leila Diniz disse...

Gente, é lógico que a nossa vida não se resume apenas aos homens!! Nem nossos papos ou escritos! Não quis radicalizar dessa maneira escrevendo o texto. Foram apenas algumas idéias que surgiram em conversas com amigas e também a partir de alguns comentários do blog. Não significa que eu pense que a vida ou o blog se resuma a isso! Poxa fazemos várias coisas da vida, somos alunas, professoras, amigas, amantes, namoradas, algumas são mães...certamente temos muito com que ocupar nosso tempo e nossas cabeças. No entanto uma parte bem significativa (do nosso tempo e das nossas cabeças) é frequentemente ocupada por "eles",não é?? Eu acho que sim, sem entrar no mérito disso, não quero falar se isso é bom ou ruim, sei lá...depende da situação.

Pandora disse...

caralho, q polêmica! como o diabo gosta! uhuuu! heheh!
Pra Lady: eu não disse q a leila estava nos criticando por só falarmos de homens. Disse q a gente fala tb de muitas outras coisas além disso - o q não apareceu no texto dela (pelo menos não pra mim). O q, pra mim, deixa margem para questionar o seu "Fato Constatado" de que a gente só fala de homens. VC SABE q a gente não fala só disso.
E eu não disse q são os homens q nos movem. vai se foder, vc sabe q eu nunca diria isso!
Sobre o título: qdo a gente criou o blog, todo mundo tava puta e a fim de escrever textos sobre as mulheres e suas relações com os homens! Nem vem! Ainda bem q essa visão estreita foi se alargando e a gente resolveu escrever textos sobre tudo - inclusive os homens q passam pelas nossas vidas.
Outra coisa: como vc tava doida e negligenciou o blog por um tempão, incluindo aí a sua criação, agora nem vem reclamar do título!
Pra Leila: acho q vc generaliza os assuntos dos homens. Eles falam tanto de mulheres qto a gente de homens. aliás, às vezes falam mais. Depende do nível de amizade do grupo (do q eles estejam kerendo provar um pro outro, da cumplicidade, etc.), de onde estejam, entre outras coisas.
Para a Medusa: mas q merda! eu não disse q não falo de homens! eu disse q falo de um monte de coisas além de homens. e q, esses, às vezes estão presentes nas nossas vidas e a gente fala deles tb. qual é o problema?

Leila Diniz disse...

A minha intenção foi mesmo falar de modo bem geral, tanto dos assuntos dos homens quanto dos nossos. Se eu for falar de todas as coisas que os dois (homens e mulheres), falam entre si, dependendo dos grupos que frequentam, das amizades (das condições de produção desses discursos ahahhah), etc tinha que escrever um livro ou vários!
Aliás to sentindo falta de sentar em uma mesa de bar pra falar de homens com vocês!!! rsrsrssr

Pandora disse...

Po meu, o pior de tudo é q eu gostei do seu texto! Não sei pq todo mundo surtou. Mas eu detesto essas comparações homem X mulher. Mesmo q se levante q não se ker generalizar, mesmo q seja só uma visão, sei lá... eu não curto. Eu não curto mas tb faço! Acho q isso é meio q um reflexo do treinamento de separação q nos fazem desde crianças: meninas brincam de bonecas e meninos de carrinho. Por mais q a maioria das pessoas vejam dessa forma, eu não consigo e NÃO KERO acreditar nisso! Sabe pq? isso é o tipo de visão q dá margem pra coisas do tipo: "os homens traem por natureza"; "é da natureza das mulheres serem mais dóceis e aceitarem mais"; "as mulheres são mais emotivas, não devem assumir trabalhos que necessitem de objetividade". Sabe o q? Vai se foder. As pessoas são diferentes, não necessariamente devido ao seu sexo.