terça-feira, outubro 30, 2007

Diálogo com a ilusão


- Tem que estar por aqui, eu sei que está...
- Me procurando?
- Ah sim, eu sabia. Por que não me deixas?
- Porque não posso.
- Não quero mais sofrer.
- Então deves abandonar o desejo.
- O desejo?
- É. Nunca reparaste em nossas semelhanças?
- Hmmm... Talvez...
- Somos irmãos.
- Sempre achei que fosses irmã da dor.
- Também. Somos três: o desejo, a ilusão e a dor.
- Sempre via as duas juntas, mas o desejo?
- É, todos demoram a perceber.
- E porque causam tanto sofrimento?
- Porque vocês querem sempre mais.
- E não pode?
- Não deveriam...
- Como é possível viver sem o desejo?
- Eu não sei... Eu mesma não consigo!
- Não seja irônica.
- Somos todos filhos do sonho e da fantasia...
- Então?! É tão bom estar com eles...
- Bom?
- Tudo bem, não tão bom quanto à realidade.
- Eu sei.
- Mas quando a realidade não pode estar eles sempre estão...
- É isso!
- Como?
- São sempre a segunda opção. Se não podem ter as coisas ou as pessoas, vocês os têm...
- Verdade.
- E ainda os queria felizes?
- Sim. Não. Eu não sei... Parece que de alguma forma sempre os preferi...
- Por isso sofres. Eles não existem.
- E se não quero?
- Desista.
- De quê?
- Melhor perguntar de quem?
- De quem?
- Da paixão.
- Sem paixão, sem sonho, sem fantasia, sem desejo, sem ilusão, sem dor... sem vida...

Nenhum comentário: